Estudantes do Colégio Marista São Francisco realizam atividades solidárias durante uma semana em comunidades em vulnerabilidade social
Entre os dias 14 e 20 de julho a cidade de Caçador recebe a visita de 140 jovens de oito cidades. Entre eles, estão os alunos do Colégio Marista São Francisco, que participam da 14ª Missão Solidária Marista (MSM), ação de voluntariado promovida pela Rede Marista de Colégios e pelas Escolas Sociais do Grupo Marista.
Durante a semana, os estudantes vão conhecer a comunidade Monge João Maria e seus moradores, no Bairro Martello, realizar oficinas educativas e lúdicas para as crianças e visitas missionárias nas ruas e casas. De acordo com o coordenador do projeto, Matheus Henrique Alves, o objetivo é promover a sensibilidade solidária e a troca de experiências. “Nosso foco é educar para a solidariedade, com um aprendizado recíproco e com diálogo, por meio da imersão em realidades desafiadoras”, afirma. Eles ficarão alojados em casas de famílias da região e no Centro Social Marista Caçador para se aproximar da realidade local e estreitar a troca de experiências. Na opinião da Edivane Rodrigues, assistente de Pastoral do Colégio Marista São Francisco, a experiência solidária durante a missão é transformadora. “Doar o tempo para fazer o bem a outras pessoas é uma experiência recompensadora. A Missão Solidária é uma oportunidade de ir ao encontro do outro, conhecer novas realidades e ser agente de transformação na sociedade colocando em prática os valores Maristas”, avalia.
Melhorias
Os estudantes que vêm das cidades catarinenses Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, São José e de Cascavel e Itapejara D´Oeste, no Paraná, pretendem deixar uma marca na região. Eles vão revitalizar as salas de aula da Escola Municipal de Educação Básica Hilda Granemann de Souza, fazer a pintura da quadra do Centro Social Marista Caçador e do espaço da Pastoral da Criança na comunidade Monge João Maria.
Missão Solidária 2019
Em sua 14a edição, a MSM reúne alunos do Ensino Médio dos Colégios Maristas, Escolas Sociais do Grupo Marista, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e do TECPUC que trocam férias por uma atividade diferente. Eles deixam de lado destinos tradicionais de descanso para ir a comunidades em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil. Em 2019, os destinos escolhidos são quatro: Fazenda Rio Grande e Guaraqueçaba, no Paraná; Santos, litoral de São Paulo, e Caçador, em Santa Catarina. Ao todo, 310 jovens de diferentes cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás participarão da 14ª Missão Solidária Marista (MSM).