Tirando Onda – um olhar para as Linguagens

Compreender, sob múltiplos olhares, a realidade em que vivemos e expressar esse olhar por meio das diversas linguagens é viver a solidariedade e empatia de que o mundo precisa, compartilhando e eternizando momentos e, principalmente, doando um pouco de nós para o outro – esse é o jeito Marista de ensinar e aprender!
Para fazer isso de maneira descontraída e prazerosa, interagindo na construção de novas aprendizagens, os alunos do nono ano participaram de duas edições do Projeto “Tirando Onda” – o “Tirando Onda com a Fotografia” e o “Tirando Onda com o Grafite”. Para isso, contamos com a participação de dois destacados artistas de nossa cidade: o fotógrafo Marco Antônio Stello e o grafiteiro Digo Cardoso.
Além de aproximar os alunos de temáticas que os atraem, o evento possibilitou a valorização da arte como expressão da narratividade urbana, em suas variadas formas de registro da memória e dos saberes que não se esgotam na cultura erudita – sem contar que foi muito divertido, tanto para os convidados quanto para os adolescentes. Para Marco Antônio, “trocar conhecimento com uma galera que é cheia de ideias é sempre bom!”.
Muito mais do que um bate-papo descontraído, trazer profissionais de áreas diversificadas, que nem sempre são convencionais, permite ao estudante conhecer outras perspectivas de trabalho, que podem também garantir a realização profissional e pessoal do indivíduo. Digo enfatiza que “a ideia é fazer eles perceberem que podem, sim, trabalhar com o que desejarem e tornar essa caminhada mais leve”.
O Tirando Onda é um projeto contínuo, e as temáticas nele abordadas são pensadas a partir de sugestões dos alunos. Assim, conhecendo e investigando continuamente, os alunos Maristas ficam mais próximos da construção de seu projeto de vida, para que possam escrever suas histórias indo muito além da atuação profissional.