Terceiro dia Mostra Linguagens em Movimento: diversidade artística e cultural

Com a presença de livrarias itinerantes, contação de histórias, debate e teatros, o terceiro dia da Mostra movimentou todo o Colégio

No terceiro dia da Mostra Linguagens em Movimento, que ocorre no Colégio Marista São Francisco até sábado, dia 23, os alunos tiveram a oportunidade de participar de bate papo com diferentes autores, além de conhecerem e adquirirem suas obras em duas livrarias itinerantes, montadas na feira, através da Livraria das Faculdades e a Livraria Educativa.
Autora de seis livros infantis, e que agora lança seu primeiro livro para adultos, Eliziane Nicolão falou com os alunos do Ensino Fundamental I. A autora, cujas histórias retratam as vivências das crianças, discorreu sobre a obra “Festa”, lançada em 2015, pela Editora Verso. Mãe de dois filhos adolescentes, Eliziane Nicolão sinaliza como fundamental a iniciativa do Colégio Marista São Francisco em promover a Mostra Linguagens em Movimento. “A Mostra incentiva as crianças a lerem e amplia a inserção dos livros no cotidiano dos pequenos. Apesar dessa inserção já ser uma prática do Marista, a feira vem carimbar essa ação”, sinaliza a autora, afirmando que a proximidade entre o autor e a criança faz com que eles tenham mais curiosidade pela obra. “Ler livros é um hábito que deve ser repassado, é como comer legumes, se você não colocar na mesa, seu filho nunca vai comer”, brinca.
Além de Eliziane, os autores Luiz Antônio Aguiar, Silvério da Costa e Eduardo Sens também participaram do evento, é importante ressaltar que a vinda desses autores representa a culminância dos projetos literários desenvolvidos durante todo o ano letivo, com uma abordagem dinâmica, lúdica e interdisciplinar.

Contação de História
Outro ponto forte do dia foram as contações de histórias. Marcelo Wundervald, da Duavesso Cia de Teatro, trouxe aos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I “A história do “Arco Íris”, de sua autoria; “Cabra Cabrez”, de origem Açoriana; e “A História do primeiro contador de histórias”, de origem Africana. O espetáculo, que teve duas sessões, contou com a participação da plateia, que pode interagir o tempo todo com o artista.
Quem também contou histórias foram os alunos do 3º ano do Fundamental I que, em razão de um projeto desenvolvido em sala de aula, fizeram uma partilha com as turmas dos 1º e 2º anos do Fundamental I, sobre “Estudos Indígenas”. Sob o comando das professoras, os alunos visitaram o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) e conheceram a história dos primeiros povos que colonizaram nossa região. Pautado na pesquisa, eles montaram uma apresentação abordando aspectos históricos e sociais dos povos indígenas. Através desse trabalho, eles também tiveram a oportunidade de conhecer a escola indígena “Sapetico”, da Aldeia Condá, e estão se mobilizando para ajudar a escola, por meio de um projeto de intervenção social que está em andamento.

Professor Artista na Educação Infantil
Na Educação Infantil, a tarde da Mostra também foi movimentada. Os pais e os alunos puderam apreciar a apresentação Cultural dos Estudantes do 9º ano do Fundamental II, Yuri Adams Fontana e Laura Schneider, que sob o comando do professor de música Aldriano Milani, apresentaram enclave de violão e a música The Scientist, no teclado. As apresentações seguiram com declamação de poemas da turma do Infantil 05 e se estenderam com um momento surpresa, quando as professoras da Educação Infantil subiram ao palco e encenaram a peça de teatro inspirada na música “O Rato, da Palavra Cantada”. “Gratificante” foi a palavra usada pela professora Fabiana C. Giombelli, para descrever a experiência de apresentar para seus alunos. A tarde se estendeu com a visita e exploração dos espaços de aprendizagem que compõem a Educação Infantil.

Debate: Violência e Educação
A noite encerrou com um debate cujo tema abordado foi “Educação e Violência”, conduzida pelas professoras Liana Giachini (UFSM e Colégio Marista) e Mary Neiva Surdi da Luz (UFFS), e debatida pela professora Sandra Piorezan (UFFS). A ação faz parte do “1º Ciclo Marista de Debates – Violência: Múltiplos Olhares”, que teve seu encerramento na noite de ontem, na Mostra Linguagens em Movimento.
“O Ciclo de debates a visa promover discussões acerca da violência, compreendendo-a como problemática social que está presente em diversos âmbitos e se manifesta das mais variadas formas, interferindo nos processos de subjetivação do indivíduo”, explica Liana Giachini, Coordenadora Psicopedagógica do Colégio Marista São Francisco e responsável pelo evento na instituição.

CLIQUE AQUI  e veja mais fotos