Sociologia para pensar o e transformar o Mundo

É comum ouvir comentários de que a juventude hoje não se interessa por política, que é uma geração apática, alienada politicamente. Frente ao rótulo de despolitizados, os jovens respondem que a forma de fazer política mudou e se afastou das vias tradicionais. Em tais condições, torna-se importante refletir sobre o fato de que a política vai muito além do que está acontecendo na Esplanada dos Ministérios, está relacionada à pólis, coletividade, bem comum, diante dos quais qualquer ato pode representar um ato político ou apolítico.

Como a escola não pode ficar alheia a esse contexto de conflitos e transformações, o prof Dr Celso Paulo Costa, docente da disciplina de Sociologia, no 3º ano do Ensino Médio, propôs pesquisa e apresentações sobre um dos 35 partidos registrados no TSE ou dentre os 73 partidos em processo de formação com registro civil em cartório (http://www.tse.jus.br/partidos/partidos-politicos/registrados-no-tse) e criação de projeto de lei alinhado às diretrizes dos partidos ou necessidades sociais.

Dessa forma, os alunos foram desafiados a, por meio da compreensão dos ideais que balizam a constituição do partido que escolheram, formular propostas de intervenção baseadas nas premissas de cada partido. Tal atividade possibilitou aprendizagens significativas, especialmente em um período em que a participação e a consciência dos jovens são instadas a se manifestar diante do atual cenário brasileiro, em que é indispensável discutir a preservação dos direitos políticos e civis.

A Educação Marista compreende o […] desenvolvimento e a formação dos atores sociais como um permanente movimento de busca, inacabamento e inconclusão, como um devir plural e criativo, em que inúmeras possibilidades de interação das dimensões afetiva, cognitiva, social e motora com o mundo transformam a vida a cada nova experiência (Projeto Marista para o Ofício do Aluno, p 31).” Acreditamos que atividades como essa garantem ao jovem a adoção de um posicionamento baseado em seus valores individuais e familiares, e a defesa do próprio ponto de vista com base em argumentos sólidos e academicamente embasados.