Simulação ONU Internationali Marista

Alunos Maristas participam de Simulado ONU

O Colégio Marista São Francisco, em parceira com o Colégio Marista Paranaense e a Internationali Negotia, uma Instituição formada por alunos do Ensino Superior que, há 17 anos, realiza simulações no Brasil, está participando da 2ª SIM: Simulação Internationali Marista. Esse desafio consiste na simulação de debates realizados em fóruns internacionais, como o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS), entre outros.

Nesses debates, os alunos assumem o papel de embaixadores dos países representados no evento e devem defender o ponto de vista destes em relação aos temas propostos. Nesta edição, os alunos do Ensino Fundamental II foram desafiados a desenvolver debates acerca da problemática “Trabalho escravo: violação dos direitos Humanos e perspectivas futuras”, enquanto os do Ensino Médio investigarão e atuarão no que concerne aos “Limites de Israel e a questão da Palestina”.

A fim de auxiliar nesse processo, fornecendo subsídios ao aluno para que possa atuar não apenas no campo da pesquisa, mas também no conhecimento das regras da simulação, na prática da argumentação e da negociação, foi realizado, no último dia 23 de setembro, um treinamento para os 15 estudantes participantes, no Colégio Marista Paranaense de Curitiba, com a participação da Internationale Negocia.

Além disso, alunos do Colégio Marista São Francisco estarão envolvidos, nos próximos meses, em um trabalho semanal de desenvolvimento das competências necessárias à participação no evento sediado em Curitiba, que envolve – além das simulações relacionadas aos temas citados – a participação em atividades relacionadas à Cultura e História dos países por eles representados.

Os alunos que obtiverem melhor desempenho serão convidados para a última etapa do MIB (Modelo Internacional do Brasil), uma simulação de elite em nível nacional, que acontece no mês de dezembro, em Brasília.
Atividades como esta refletem o ideal Marista de desenvolvimento do protagonismo juvenil, na medida em que desafiam os jovens – por meio da investigação e atuação nos comitês de que fazem parte (Conselho de Segurança das Nações Unidas e Comitê de Diretos Humanos) – a adotar estratégias pautadas nos princípios da justiça e da solidariedade, pilares do ensino Marista.