Sarau | Mostra Linguagens em Movimento

Sarau literário contextualiza anos 80 durante Mostra Linguagens em Movimento

Estudantes do 2º ano do Ensino Médio reproduziram os acontecimentos que marcaram época através de apresentações culturais.

Com o objetivo de contextualizar as obras que foram produzidas na década de 80, por meio da investigação e das condições de produção de textos de diversos gêneros que circularam nesse espaço tempo, os 2º anos do Ensino Médio do Colégio Marista São Francisco, sob a coordenação da professora Ivanete Rigo, promoveram o Sarau Literário. O Sarau, que ocorreu na terça –feira, dia 19, fez parte da Mostra Linguagens em Movimento que ocorrerá no Colégio até sábado, dia 23.

Conforme a coordenadora psicopedagógica do Fundamental II e Ensino Médio, Liana Cristina Giachini, essa atividade proporciona aprendizado e promove a articulação entre estratégias de aprendizagem que envolvem aspectos lúdicos, acadêmicos e temáticas sociais.

Para o aluno João Paulo Farezin Fortti, da turma 202, participar do Sarau Literário, proporcionou a ele fazer uma pesquisa profunda do que marcou época. “Você olhar o fato que ocorreu em 1980 e interpretar alguns pontos nos dias de hoje, principalmente entender parte da história, como o movimento de “Diretas Já”, Fiscal do Sarney, e entender que os anos 80 foi a década mais brilhante da música”, finaliza o aluno que apresentou a música We are the champions, interpretando o Freddie Mercury. O público da noite ficou encantado com o Sarau que salientou as expressões artísticas dos alunos.

A Mostra Linguagens em Movimento ocorrerá até sábado, dia 23 no Colégio, e ainda terão muitas atrações entre elas: Contação de histórias, oficinas, bate-papo com escritores, tarde de autógrafos, apresentações artísticas e culturais e exposição de animais.

Veja mais foto CLICANDO AQUI
O que é Sarau
Sarau é uma reunião, normalmente noturna, com o objetivo de compartilhar experiências culturais e o convívio social. Normalmente, um sarau é composto por um grupo de pessoas que se reúnem com o propósito de fazer atividades lúdicas e recreativas, como dançar, ouvir músicas, recitar poesias, conversar, ler livros, e demais atividades culturais. A origem da palavra sarau deriva do latim seranus / serum, termos que fazem referência ao “entardecer” ou ao “pôr do sol”. Justamente por ter esta etimologia, convencionou-se realizar os saraus durante o fim da tarde ou noite. Este tipo de evento era muito comum durante o século XIX.