Sarau literário contextualiza anos 80 durante Mostra Linguagens em Movimento
Estudantes do 2º ano do Ensino Médio reproduziram os acontecimentos que marcaram época através de apresentações culturais.
Com o objetivo de contextualizar as obras que foram produzidas na década de 80, por meio da investigação e das condições de produção de textos de diversos gêneros que circularam nesse espaço tempo, os 2º anos do Ensino Médio do Colégio Marista São Francisco, sob a coordenação da professora Ivanete Rigo, promoveram o Sarau Literário. O Sarau, que ocorreu na terça –feira, dia 19, fez parte da Mostra Linguagens em Movimento que ocorrerá no Colégio até sábado, dia 23.
Conforme a coordenadora psicopedagógica do Fundamental II e Ensino Médio, Liana Cristina Giachini, essa atividade proporciona aprendizado e promove a articulação entre estratégias de aprendizagem que envolvem aspectos lúdicos, acadêmicos e temáticas sociais.
Para o aluno João Paulo Farezin Fortti, da turma 202, participar do Sarau Literário, proporcionou a ele fazer uma pesquisa profunda do que marcou época. “Você olhar o fato que ocorreu em 1980 e interpretar alguns pontos nos dias de hoje, principalmente entender parte da história, como o movimento de “Diretas Já”, Fiscal do Sarney, e entender que os anos 80 foi a década mais brilhante da música”, finaliza o aluno que apresentou a música We are the champions, interpretando o Freddie Mercury. O público da noite ficou encantado com o Sarau que salientou as expressões artísticas dos alunos.
A Mostra Linguagens em Movimento ocorrerá até sábado, dia 23 no Colégio, e ainda terão muitas atrações entre elas: Contação de histórias, oficinas, bate-papo com escritores, tarde de autógrafos, apresentações artísticas e culturais e exposição de animais.
Veja mais foto CLICANDO AQUI
O que é Sarau
Sarau é uma reunião, normalmente noturna, com o objetivo de compartilhar experiências culturais e o convívio social. Normalmente, um sarau é composto por um grupo de pessoas que se reúnem com o propósito de fazer atividades lúdicas e recreativas, como dançar, ouvir músicas, recitar poesias, conversar, ler livros, e demais atividades culturais. A origem da palavra sarau deriva do latim seranus / serum, termos que fazem referência ao “entardecer” ou ao “pôr do sol”. Justamente por ter esta etimologia, convencionou-se realizar os saraus durante o fim da tarde ou noite. Este tipo de evento era muito comum durante o século XIX.