Rodas de conversa promovem integração e orientação profissional para estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Marista São Francisco

Entre os meses de abril e julho, os alunos do 3º ano do Colégio Marista São Francisco participaram de rodas de conversa com profissionais de diversas áreas, incluindo odontologia, farmácia, ciências da computação, psicologia, direito e administração. Essa atividade integra um dos objetivos centrais da disciplina de Interioridade/Projeto de Vida, proporcionando aos estudantes uma aproximação prática com diferentes áreas de atuação e auxiliando-os no processo de escolha profissional.

Durante os encontros, os profissionais convidados compartilharam suas experiências e conhecimentos, abordando temas essenciais como formação universitária, habilidades e competências necessárias para o exercício profissional, mercado de trabalho, perspectivas de carreira e desafios atuais. As conversas ofereceram um espaço para que os estudantes tirassem dúvidas e compreendessem melhor as demandas e oportunidades de cada profissão.

Além dos profissionais atuantes no mercado, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com ex-alunas do Colégio Marista São Francisco, atualmente estudantes de graduação. Elas compartilharam suas vivências e experiências sobre a transição da vida escolar para a universitária, oferecendo uma perspectiva realista e inspiradora aos atuais alunos.

Outro destaque foi a presença de estudantes do Curso de Medicina da Unochapecó, integrantes do Projeto Vestibulandos, que trouxeram contribuições importantes sobre a preparação para o vestibular e as particularidades da vida acadêmica na universidade.

As rodas de conversa possibilitaram que os alunos do Colégio Marista São Francisco se conectassem com profissionais e estudantes universitários, enriquecendo seu conhecimento e preparação para o futuro. Essa iniciativa reforça o compromisso da instituição em oferecer uma educação integral, alinhada com as necessidades e aspirações dos adolescentes.

Essa atividade terá continuidade no segundo semestre, incluindo profissionais de outras áreas e levando em conta os interesses dos nossos alunos.