Projeto de Internacionalização Marista

Viajar, conhecer e pensar sobre o que acontece ao nosso redor, aprendendo a intervir na realidade com base em saberes e vivências, são situações de aprendizagem que, cada vez mais, fazem parte da rotina dos estudantes Maristas.

Pensando em ampliar essas oportunidades, o Colégio Marista São Francisco, alinhado à Rede Marista de Colégios, vem desenvolvendo diversas ações que têm como objetivo principal contribuir com as demandas associadas à mobilidade estudantil, por meio de iniciativas voltadas ao enriquecimento da vida acadêmica para além de uma dimensão local.

O projeto de internacionalização Marista engloba ações que já estão acontecendo, como as vivências internacionais, assessorias para ingresso em universidades norte-americanas ou europeias e participação em Simulados da ONU (Organização das Nações Unidas). Outras ações, como o Marista Idiomas, o Ensino Bilíngue e a Dupla Certificação, são projetos que já estão em estudo com possível oferta à comunidade em breve, pois já acontecem regularmente em vários Colégios da Rede Marista. Ainda nessa dinâmica de Internacionalização, o Instituto Marista, presente em mais de 80 países, mantém um diálogo constante com diversos organismos internacionais para as questões humanitárias como a Fundação Marista para a Solidariedade Internacional (FMSI), que desenvolve um trabalho direto na defesa e promoção dos direitos das crianças e jovens.

Os frutos dessas ações de internacionalização já vêm sendo colhidos. É o caso do Simulado ONU. Dos nove alunos participantes, seis foram selecionados para a simulação final, que acontecerá em Brasília, entre os dias 11 e 15 de dezembro. Quatro deles também foram destacados com menções honrosas por terem feito parte do grupo dos cinco melhores delegados de cada comitê. João Vitor de Araújo Tocantins, Diretor Executivo da Fundação Internationali Negotia, afirma que conviver com os alunos Maristas foi uma rica oportunidade de vivenciar a educação Marista na sua plena execução, como seguidores de Marcelino nessa função maravilhosa que é a vida em sociedade – complexa, cheia de nuances e marcada por flertes de amor genuíno.

Arthur Tochetto Dal Piva, aluno do terceirão, e um dos selecionados para o MIB Final, descreve com entusiasmo sua participação nas atividades que envolvem o projeto: “Desfrutamos de cinco sessões intensas que nos levaram a situações de tensão e crise dentro do comitê. Durante a simulação, fomos nomeados delegados dos mais diversos países e tivemos que voltar nossa argumentação a eles, em detrimento de nossos próprios ideais. Por isso, pudemos aprender mais sobre cada país e, mediante uma estrutura nova para todos nós, exercitar nossa oratória e, sobretudo a resiliência à negociação”.

E as novidades não param! O ano de 2018 vem aí e, com ele, a inserção dos simulados e provas do SAT, Scholastic Aptitude Test (Teste de Aptidão Escolar), um dos exames mais comuns dos EUA, similar ao ENEM e utilizado pelas universidades americanas em seus processos de admissão para graduação, que serão aplicados aqui no Colégio Marista São Francisco de Chapecó!

Colégio Marista São Francisco – Ensino Forte para escrever Grandes Histórias!

Veja o vídeo Clicando AQUI