Emoção, partilha e vivências marcaram a noite de encerramento da Pastoral Juvenil Marista (PJM) do Colégio Marista São Francisco. O evento reuniu alunos que ao longo do ano desempenharam a função de jovens coordenadores, seus familiares, coordenações e direção e teve como objetivo destacar o trabalho destes jovens na vida dos mais de 200 participantes que a eles são confiados.
No total são 32 jovens coordenadores; 18 atuaram diretamente na formação dos participantes e mais 14 encaram o desafio para 2018. Segundo o coordenador da Pastoral, Thiago Rafaeli, neste ano o Colégio teve cinco grupos de PJM, que se reuniam semanalmente para um processo de formação e vivência. “Os jovens estão no processo de construção de sua conduta, os encontros contribuem para essa formação, auxiliando-os no amadurecimento da fé e impulsionando-os a serem cidadãos melhores”.
Conforme a jovem coordenadora e aluna do 9º ano, Eduarda Trevisan, participante a 5 anos da PJM, a pastoral contribuiu para o que ela é hoje. “Sinto-me importante, com responsabilidades, durante este ano tive a oportunidade de trabalhar com os 50 anos, com o projeto de liderança, é um processo de troca, ensinamos e aprendemos”, acrescenta.
Já para Gabriel Silveira Rossetti, do 90 ano, também participante há cinco anos, assumir o desafio de ser monitor é uma responsabilidade bastante grande, mas que ele acredita encarar e aprender com os outros jovens. “Já vivenciamos bastante e já auxiliamos monitores nesse ano, é muito bom perceber realidades dos outros jovens e estar próximo a eles”, finaliza.
O evento, conduzido pelo Irmão Marista, Ronaldo Luzzi, juntamente com os Agentes de Pastoral, Edivane Rodrigues e João Victor Santin Carrarro, foi emocionante e em momento específico foi realizado o lava-pés, que demostra aos jovens o poder-serviço, a igualdade entre todos, o ato de servir com amor, humildade… Características presentes na Pastoral Juvenil Marista.
O que é a Pastoral Juvenil Marista?
É um grupo de jovens que, por adesão quer seguir um itinerário de amadurecimento da sua fé e construir-se um ser humano melhor. Encontros semanais, conduzidos pelos jovens coordenadores são o carro chefe deste grupo. Há também acampamentos, retiros, missões, cursos e encontros em espaços diferentes. A Pastoral Juvenil Marista (PJM) faz parte da formação e vivência dos jovens que aceitam, voluntariamente, estar neste meio. É um processo de formação integral que desenvolve os aspectos da espiritualidade, autonomia, do aprofundamento no carisma marista, do protagonismo juvenil e de intervenção social. É uma proposta educativo-evangelizadora que almeja, por meio da escuta e participação dos jovens, capacitá-los para encontrar respostas autênticas aos anseios e necessidades fundamentais das juventudes e da evangelização.