Pastoral Juvenil Marista – uma proposta evangelizadora para os jovens

Um grupo de jovens dentro da escola com o objetivo de estabelecer um processo de formação integral, onde desenvolvam aspectos da espiritualidade, do seu papel ativo na Igreja, autonomia, aprofundamento do carisma Marista, do protagonismo juvenil e da intervenção eficaz na sociedade, isso é Pastoral Juvenil Marista (PJM).  O atual modelo da PJM inspirou-se em outras iniciativas de evangelização da juventude no Brasil Marista. Entre elas, estiveram o Movimento Eda/REMAR e o Projeto Gamar. A partir de 2002, o Brasil Marista iniciou um movimento de reorganização. Nasce, assim, a Pastoral Juvenil Marista na Província Centro-Sul, em 25 de agosto de 2005. E ao longo destes 17 anos, muitas foram as mãos, mentes e corações que contribuíram para nossa trajetória.

A PJM é uma proposta educativo-evangelizadora, que almeja, através da escuta e participação dos jovens, orientá-los para encontrar respostas autênticas aos anseios e necessidades fundamentais de vida do adolescente e jovem, atrelado por uma vivência mística da história de Jesus Cristo e de São Marcelino Champagnat.

O Colégio Marista São Francisco conta com a participação de mais de 140 adolescentes e jovens nos grupos da PJM, que semanalmente se encontram para vivenciar experiências de liderança e evangelização. Além de um grupo bastante expressivo de jovens coordenadores, que de forma voluntária e com notável comprometimento assumem o serviço de monitoria. Os monitores ou jovens coordenadores assumem, na Instituição Marista, significância especial, pois a eles são confiados os preferidos de Champagnat: as crianças, adolescentes e jovens. A eles também é estendido o convite de viverem os valores fundamentais para todo Marista. São formas peculiares de tornar Champagnat e seu carisma presentes em nossos dias. Jovem evangelizando jovem.

Segundo a Coordenadora de Pastoral, Edivane Rodrigues, esta é uma oportunidade ímpar na vida de cada um. “Para os alunos Maristas esta é uma oportunidade diferenciada de vivencias no ambiente escolar. Acreditamos na força do protagonismo juvenil, por isso desenvolvemos estratégias para que os jovens tenham espaço, voz e vez e possam fazer a diferença nos diferentes espaços em que estão inseridos. Nesses 17 anos de história, muitos jovens foram envolvidos nas diversas atividades e a PJM tornou-se um espaço privilegiado de evangelização das juventudes, ao promover a participação do jovem como corresponsável de um processo pastoral, com a cara do jovem, sua linguagem e seu jeito de ser, explica.

Durante o tempo de participação na PJM, os adolescentes e jovens engajados tem a oportunidade de vivenciar algumas experiências formativas definidas em nível Provincial ou regional. “São atividades que proporcionam uma reflexão mais profunda sobre os limites e possibilidades pessoais e grupais, a partir da busca coletiva e cooperativa de soluções para desafios propostos, buscamos relacionar com os desafios práticos da vida diária de cada um, possibilitando a superação de seus medos, angústias e dificuldades”, comenta.

Nestes dezessete anos, há muito o que ser comemorado. “A PJM tem uma história muito bonita, gestada a partir do sonho de muitos jovens, leigos e Irmãos Maristas. São muitos acontecimentos, muitas pessoas que passaram por este projeto. A PJM proporciona às juventudes a vivência grupal, pois acredita e valoriza a dimensão associativa na vida dos adolescentes e jovens, ninguém é feliz sozinho, o grupo é o lugar da felicidade do jovem. Ao conviver em grupo, o jovem é chamado a ser parte atuante da história. O estímulo a construir um futuro pessoal e coletivo, desafia o adolescente e jovem a ser parte da PJM por livre adesão, pois é decisão livre que resulta do seu processo de protagonista.

Prova disso, é a aluna Yasmin Padova, que hoje é umas das jovens coordenadoras. Ela iniciou suas atividades na Pastoral ainda no sexto ano. Hoje no terceiro ano do Ensino Médio, Yasmin sabe exatamente o que a PJM representa em sua vida. “Há 6 anos atrás, decidi participar dos encontros da Pastoral Juvenil Marista (PJM), não sabia muito como funcionava e na época tinha 11 anos, era muito tímida e quieta. Posso dizer com segurança que todos esses anos participando da PJM contribuiu muito para a minha formação pessoal, amadurecimento e me ajudou a assumir novas responsabilidades. As experiências vividas foram únicas e irei sempre levar para a minha vida todo o aprendizado, juntamente com as pessoas que tive a oportunidade de conhecer, monitores e coordenadores que sempre estiveram e ainda estão à disposição para me ajudar e inspirar cada dia mais. Serei infinitamente grata por tudo o que a PJM já me proporcionou e continua proporcionando em minha vida, em especial meu agradecimento para a equipe de pastoral do colégio, pois sempre estiveram presentes e dispostas a me ajudar, ouvir e inspirar cada dia mais por todos esses anos”, comenta Yasmin.

Nicole Barbieri está no 9º ano e para ela, participar da PJM é uma forma de fortalecer a sua fé e se comprometer a mudar a sociedade. Para mim a PJM não ajuda somente no crescimento pessoal, mas também a olhar para a sociedade de forma mais crítica e a entender as transformações que vão acontecendo. De forma pessoal me auxilia no desenvolvimento da liderança, do protagonismo, algo que faz toda a diferença agora que sou monitora. É uma troca muito positiva entre todos os que participam, conta Nicole.

Para saber mais sobre a Pastoral Juvenil Marista e a ação evangelizadora do Marista, acesse: