Oficinas trazem profissionais de renome local e valorizam a arte urbana durante a Mostra

Evento encerra neste sábado, dia 23, com lançamento das obras produzidas e publicadas pelos alunos
Para possibilitar aos alunos o contato com as diversas linguagens, explorando a riqueza presente na arte urbana, a Mostra Linguagens em Movimento – promovida pelo Colégio Marista São Francisco – trouxe artistas locais para ministrarem Oficinas em diferentes áreas. Direcionadas para os 90 anos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, as oficinas funcionaram com inscrições por adesão, ou seja, participação livre, o que possibilitou que o aluno manifestasse o interesse pela arte com a qual se identificasse mais.

Digo Cardoso, Artista Plástico, ministrou à oficina de grafite, abordando a história do grafite e narrando brevemente sua trajetória como artista. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de soltar o traço e a criatividade em desenhos rápidos, que originaram belos painéis. Para Digo, “a Mostra traz novas oportunidades para os alunos conhecerem diferentes maneiras de trabalhar, além de ser uma ferramenta de impulsão para a arte”. Brenda Olga Grezeli Basso, do 90 ano, escolheu fazer a oficina de grafite, pois quer aprender atividades novas; para ela, a Mostra está sendo incrível. “Não é muito comum nos colégios essa parte artística. Eu gosto muito e estou me identificando, afirma. Já Ana Clara Giordani, também do 90 ano, diz estar participando da oficina por admirar o trabalho do artista plástico.

Além da oficina de grafite, a Mostra contou com a oficina de Criação Musical, ministrada pelo cantor e compositor Marcio Pazin; Arte, moda e estamparia, com Janaína Corá; Buena Vista Photo Club, com Marco Antônio Stello, Expressão Corporal, ministrada pelo Irmão Marista Vinícius Duart, e Toyarte, com Eduardo Dutra.
Conforme a coordenadora psicopedagógica, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio, Liana Cristina Giachini, “A arte vai muito além da literatura, é a linguagem da vida, uma manifestação daquilo que há de mais humano em todos nós. Proporcionar essas oficinas aos alunos é garantir-lhes o contato com essas diferentes linguagens, em suas variadas formas, desmistificando a ideia de que apenas a arte erudita deve ser valorizada pela escola”.

Famílias presentes na Mostra
Durante os cinco dias da Mostra Linguagens em Movimento, as famílias estiveram muito presentes, seja nas palestras, nas apresentações culturais, circulando pelas livrarias itinerantes, ou apoiando alguma atividade. Em especial, no penúltimo dia, os pais do 10 ano do Fundamental I participaram da atividade de contação de história com os filhos.
Os pais de Yasmim Tártaro Ramos, contaram, junto com a filha, a história da Branca de Neve. Para eles, é muito importante esse espaço que o Colégio abre para as famílias. “Participar de atividades como essa traz uma evolução para nossa vida, e nossa filha sente isso. Foi envolvente, cada detalhe foi interessante, é importante se dedicar à criança”, afirmam os pais, acrescentando que “esse tempo de desenvolvimento da criança passa muito rápido e elas precisam da presença e da participação dos pais”.

BiblioBike
No penúltimo dia da Mostra, quem encantou a Educação Infantil foi Camila Miotto e seu projeto da BiblioBike. Biblioteca itinerante, a BiblioBike conta com acervo de mais de 250 livros infantis, de poesia, contos e crônicas, além de livros em braile e audiolivros. Conforme Camila, o projeto – que está completando um ano – tem o objetivo de contribuir para que o amor pelos livros modifique a rotina das praças, parques e escolas por onde a BiblioBike passa.
As crianças do Marista tiveram a oportunidade de conhecer o projeto durante a Mostra. Em uma tarde descontraída, elas escolheram e leram os livros aproveitando um espaço e momento de lazer.
A Mostra encerrou sábado, dia 23, com tarde de convivência para as famílias, exposição de animais, show com Márcio Pazin, contação de histórias, e lançamento dos livros dos alunos dos segundos anos do Fundamental I.

Mais fotos CLIQUE AQUI