Oficina de Robótica

Oficina de Robótica promove habilidades para utilização de tecnologias e desperta o raciocínio lógico

Com o objetivo de despertar nos alunos a criatividade, instigar a descoberta e desenvolver habilidades e competências frente as demandas do novo milênio acerca da utilização das tecnologias, o Colégio Marista São Francisco iniciou sua Oficina de Robótica.
A oficina que faz parte da Robótica Educacional Marista integra uma série de iniciativas que inserem a tecnologia no cotidiano dos estudantes, dinamizando o jeito de ensinar e aprender. Ministrada pelo coordenador dos cursos de Ciências da Computação e Engenharia da Computação da Unoesc Chapecó, Thiago Zonta, juntamente com seus alunos, a oficina nesse primeiro momento é direcionada para estudantes do 9º ano ao 2º ano do Ensino Médio e a montagem de maquetes/robôs será feita com a utilização do Lego.
Conforme Thiago a oficina de Robótica motiva os alunos a desenvolverem a parte do raciocínio lógico, o que segundo ele forma cidadãos mais capazes de resolver diferentes situações do dia a dia. Os alunos Maristas vão poder utilizar a prática pedagógica de programação nos contextos das disciplinas em sala de aula.
Segundo a aluna do nono ano do Colégio Marista São Francisco, Giovana Tavares Maia, com as oficinas ela quer desenvolver seu raciocínio lógico e aplicar em diversas áreas do conhecimento. Para ela a oficina vem contribuir para o rendimento escolar.
Conforme a Diretora Educacional do Colégio Marista São Francisco, Marcia Maria Rosa, os projetos que serão desenvolvidos com os alunos, através da Oficina de Robótica, visam promover a conscientização sobre o uso dos recursos tecnológicos como ferramenta didática nos processos de aprendizagem, além de proporcionar a troca de experiências em grupo, desenvolvendo o raciocínio lógico e a criatividade.