II Simpósio de Evangelização reúne cerca de 300 pessoas

Encontro busca apontar novos horizontes pastorais para necessidades emergentes da sociedade

De 09 a 11 de outubro, Porto Alegre (RS) recebe a segunda edição do Simpósio Marista de Evangelização, uma iniciativa da União Marista do Brasil (Umbrasil) que nesta edição foi coordenada pela equipe do Marista Brasil. O encontro acontece na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e reúne cerca de 300 pessoas – entre pastoralistas, colaboradores e gestores de todo o Brasil –, que juntas têm o objetivo de fortalecer processos internos de evangelização e apontar novos horizontes pastorais como resposta às necessidades sociais.

Durante os três dias de evento, a comunidade Marista terá a oportunidade de participar de conferências, mesas-redondas e minicursos – atividades voltadas à evangelização em um mundo diverso e às ações pastorais e suas vulnerabilidades. Na programação, 15 conferencistas vão compartilhar experiências e trazer insights.

“Estamos bastante motivados para a realização desta segunda edição do Simpósio. O evento é uma oportunidade única para reunir profissionais de várias regiões do País para nos integrarmos em uma perspectiva de rede, fortalecer processos e apontar novos caminhos para as necessidades da nossa sociedade”, afirma o gerente de Identidade, Missão e Vocação do Marista Brasil, Irmão Paulo Soares.

Entre os temas que serão abordados durante o encontro estão: Comunicar o evangelho num mundo complexo; Análise de conjuntura da Evangelização Marista no Brasil; Evangelização e cultura digital; e A desigualdade social como raiz das vulnerabilidades.

A programação completa II Simpósio Marista de Evangelização está disponível aqui.

Primeira edição
O I Simpósio de Evangelização do Brasil Marista, realizado virtualmente em outubro de 2021 pela Umbrasil, teve o objetivo de promover a interação e a troca de saberes entre as equipes de Pastoral das escolas. Os participantes falaram sobre esperança e os principais caminhos
para sonhar horizontes da missão evangelizadora Marista. A partir de apresentações de convidados especiais e grupos de debates, foram abordadas estratégias evangelizadoras no ambiente escolar, principalmente frente aos desafios e possibilidades do cenário contemporâneo.