Karoliny representou Chapecó e participou de três categorias, conquistando medalhas de ouro e prata
Karoliny Adolfo, estudante do 8º ano do Colégio Marista São Francisco participou, entre os dias 12 a 13 de abril, do Meeting Paralímpico em Florianópolis (SC). O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e leva competições esportivas para atletas com deficiência a todas as unidades federativas do Brasil.
Karoliny representou Chapecó na competição e participou de três categorias. No arremesso de peso 3kg, competiu com quatro atletas e conquistou a medalha de prata. Na corrida de 200m, completou a prova sem sair da raia e levou a medalha de ouro.
A mãe de Karoliny, Janinha Teixeira da Rosa Adolfo, conta que sempre houve incentivo dos pais na prática de exercícios físicos. Quando conheceram o Atletismo, passaram a levar a Karol e ela, desde o início, gostou muito. “Hoje ela treina duas vezes por semana e tem acompanhamento com três professores”, explica.
Para Janinha, Karol é um exemplo de superação. Em 2021, a atleta contraiu Covid-19 e sobreviveu durante cinco dias por aparelhos, devido a uma falha no pulmão em decorrência de uma cirurgia. “Meu sentimento como mãe é imensurável. Eu achei que ela só ia participar da competição. Quando ela ganhou a primeira medalha eu não acreditei, e, na corrida de 200m que vi ela chegando no final da pista, comecei a chorar e corri ao encontro dela. Vi ela chorando e dizendo ‘mamãe, eu consegui? Eu ganhei mais uma medalha?’ e, mesmo sem saber, eu disse que ela tinha ganhado”, conta.
Janinha ainda destaca que o esporte contribui principalmente para a saúde da Karol, mas também ajuda a melhorar a confiança de ver que ela é capaz, além da contribuição na interação social, no raciocínio e a criatividade. “Eu acredito que todos os pais deveriam incentivar os filhos a fazer esportes, pois certamente o desenvolvimento deles melhora”, finaliza.