Emoção e incentivo à escrita e à leitura marcaram o último dia da Mostra

Evento reuniu autores renomados, valorizou a arte local  e promoveu a cultura

Após seis dias de muitas aprendizagens, a Mostra Linguagem em Movimento, promovida pelo Colégio Marista São Francisco, encerrou no último sábado (23/09), com o lançamento dos livros dos alunos dos segundos anos do Ensino Fundamental I, produzidos a partir do projeto “Seja autor você também: Escreva do seu Jeito!”.

Familiares, alunos e o público presente na Mostra puderam entender e participar do lançamento de um livro, evento pouco comum na região, que contou com muita emoção e incentivo à escrita e à leitura.Coordenado pelas professoras dos segundos anos do Fundamental I do Colégio Marista, juntamente com a coordenadora psicopedagógica do Ensino Fundamental I, Juliana Aparecida Golfe Rauber, o projeto visa a incentivar as crianças no desenvolvimento da linguagem escrita, ao mesmo tempo em que favorece a ampliação do gosto pela leitura, levando em consideração que elas podem ler e escrever de diferentes formas, o que gera conhecimentos próprios e complexos sobre a escrita. Os textos foram escritos tendo como base o registro de situações do cotidiano, temas em estudo e narrativas orais.

Para o aluno Augusto Ederson Tortelli, que publicou o livro “A moradia de João”, a experiência foi muito legal. Já Isadora Luiza Anzolin, que publicou o livro “O menino jogador”, ressaltou a importância do trabalho com os amigos e a família, pois esse foi um projeto que envolveu todos. “Foi muito legal porque eu amo escrever”, afirma.  Conforme a professora Daiana Felder Klotz, os alunos estavam entusiasmados com o projeto desde o início. “Eles se dedicaram, tiveram que refazer e não reclamaram, empenharam-se bastante”, finaliza a professora. Os 109 livros  publicados  foram impressos e editados pela Editora “Estante Mágica”, do Rio de Janeiro.

Além do lançamento dos livros, o último dia da Mostra Linguagens em Movimento – que reuniu autores renomados, valorizou a arte local e incentivou a cultura – contou com apresentação e exposição de artesanato dos Índios da Aldeia Condá, de Chapecó. Além disso, reuniu as famílias Maristas, numa tarde de convivência regada por um gostoso chimarrão, acompanhado de pipoca e brinquedos para as crianças (com monitoramento dos acadêmicos da Unoesc Chapecó), exposição de animais e contação de histórias, tudo isso embalado pelas canções do cantor e compositor Marcio Pazin.

Mais Fotos CLIQUE AQUI