Diferentes atividades possibilitam alunos reviverem o verdadeiro significado da Páscoa

Fabricação do Pão Ázimo fará parte das atividades

A Páscoa é uma festividade importante para os cristãos, pois celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Com o objetivo de refletir sobre os reais sentidos dessa passagem, que cada vez mais, tem se aproximado de uma perspectiva baseada no consumo, os alunos do Colégio Marista São Francisco, participam de diferentes atividades.

As vivências desses momentos vão desde a contextualização histórica e retomada dos símbolos; a importância de assumir um posicionamento de disponibilidade em servir o seu próximo com a lembrança de Jesus lavando os pés dos discípulos após a Santa Ceia através do “lava pés”; a partilha do pão e vinho, até a fabricação do Pão Àzimo, em fogões de lenha.

Partilhas de Páscoa

Os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, fabricam o Pão Ázimo, no bosque do colégio, em fogões de lenha, desde o preparo da massa até a degustação.

Já os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais revivem questões voltadas a Santa Ceia e Lava Pés em oficinas diversas. Eles também levam para casa uma “cesta” com pãezinhos e suco de uva, estes alimentos serão partilhados em casa em formato de ceia com a família. Antes de realizar esta partilha em casa, as crianças são orientadas na escola, para a reflexão do “colocar-se a serviço” do outro assim como Jesus o fez, no ato do “Lava Pés”.

As crianças da Educação Infantil estão vivenciando a Páscoa, com o objetivo de conhecer e valorizar festas e celebrações como experiências familiares. As crianças do infantil 2, conhecem a tradição da colheita de marcela que é realizada na Sexta-Feira Santa; já o infantil 3, vive o sentido do renascimento, onde fazem uma releitura da pedra removida e confeccionam com gravetos, uma pequena cruz com o dizer “Ele vive”. Fazendo uma releitura do Lava Pés, o infantil 4, vivencia experiências de amor ao próximo, refletindo sobre o perdão e a humildade e as crianças do infantil 5, inspiradas na obra de Leonardo da Vinci – “A Última Ceia”, partilham esta aprendizagem tão importante sobre a partilha encenando a passagem bíblica “Santa Ceia”.