A ocasião faz parte do processo formativo e de acompanhamento dos jovens que atuarão como coordenadores dos grupos da Pastoral Juvenil Marista.
Na última sexta-feira (07/03), aconteceu a segunda etapa do Encontro de Formação de Coordenadores da Pastoral Juvenil Marista (PJM) do Colégio Marista São Francisco. A ocasião faz parte do processo formativo e de acompanhamento dos jovens que atuarão como coordenadores dos grupos da Pastoral Juvenil Marista em 2025.
Feiruque de Jesus dos Santos, coordenador da Pastoral, explica que estes coordenadores são jovens que já tem uma caminhada de PJM e que, normalmente a partir do 9º ano, se disponibilizam para poder proporcionar aos demais participantes, as experiências que viveram no grupo. “A gente tem a ideia enquanto Pastoral Juvenil Marista de que o jovem aqui evangeliza o jovem. Então ele passou pela experiência de evangelização, aquilo fez sentido para ele, agora é a vez dele também proporcionar isso para os outros”, explica.
O Encontro de Formação proporcionou reflexões para que estes coordenadores tenham um itinerário formativo e entendam as dinâmicas adequadas a serem aplicadas. “Enquanto eles estão como participantes, muitas vezes eles não tem consciência de que há um processo intencional no encontro, e é importante que agora, com o nosso acompanhamento, eles possam ter essa consciência de que as experiências que eles vão proporcionar tem uma intencionalidade”, ressalta Feiruque.
Artur Agostini Florindo, estudante da 3ª série, ingressou na PJM ainda no 6º ano, influenciado pela sua irmã, então coordenadora. Logo, tornou-se coordenador, mesmo sem ter total dimensão do que eram os encontros. “Aqui no Marista, desde criança, temos uma formação interdisciplinar, conhecemos inúmeras culturas e formas diferentes de pensar, e a Pastoral é um lugar onde a gente consegue explorar muito profundamente essa parte do que é realmente o colégio, do que é essa Instituição Marista. Acho que este ano vai ser de muitas emoções, espero que eu consiga desenvolver várias coisas com os jovens e aprender com eles também”, ressalta.
Sofia Laís Rosalen, estudante da 1ª série, também ingressou na PJM no 6º ano, motivada por suas primas que já participavam do grupo. “Isso mostrou para mim que é um lugar de muita felicidade, amor e companheirismo. Quando eu comecei, foi principalmente por conta dos acampamentos e dos eventos, mas com o tempo eu vi que isso foi se tornando algo maior na minha vida”, conta.
Isadora Folle Covatti, estudante do 9º ano, também ingressou na PJM no 6º ano, motivada por sua prima. “No início era só uma hora do seu dia que você tirava para ir lá e fazer brincadeiras, só que conforme o tempo foi passando eu vi que tudo sempre tinha um motivo por trás, uma reflexão e isso acabou me deixando cada vez mais inspirada em querer ser coordenadora, agora vai ser o meu primeiro ano e eu estou muito ansiosa. Espero que seja tudo de bom e que os meus ‘pejoteiros’ tenham muita confiança em mim”, salienta.
A Pastoral
A Pastoral Juvenil Marista promove a formação de adolescentes e jovens, através de experiências que estimulam o amadurecimento na fé e o compromisso das juventudes com a Civilização do Amor. A PJM se insere como uma das principais ações de evangelização das juventudes dentro das unidades Maristas.
O serviço de Pastoral, por sua vez, insere-se dentro da perspectiva do Currículo-Evangelizador, ao promover ações que buscam integração aos processos pedagógicos contribuindo com o desenvolvimento dos projetos de vida dos estudantes.
Feiruque explica que a PJM tem a missão de oportunizar o encontro com a pessoa de Jesus através de uma prática espiritual madura, em comunidade e comprometida com uma sociedade mais justa e fraterna. “Com isso, os jovens vão desenvolver diversas dimensões e entender que a fé tem uma implicação social e prática. A Pastoral vai desenvolver também a questão dos valores, a amizade, solidariedade, voluntariado, e a iniciativa de reconhecer e respeitar as diferenças. Então são todos esses elementos que vão ser vivenciados e proporcionados para eles na Pastoral”, finaliza.