Colégio Marista São Francisco é Vencedor em Festival de Robótica

Robôs, drones, cidades virtuais de Minecraft, ideias empreendedoras e muita interação fizeram parte de mais uma edição do maior evento tecnológico realizado pelos Colégios da Rede Marista. Assim foi o Festival Marista de Robótica 2018, que reuniu cerca de 1,5 mil estudantes nesta terça e quarta-feira, 18 e 19/9, na PUCRS. Ao todo, participaram 136 equipes com integrantes do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio de 53 instituições de ensino público e privado.

Neste ano, o Colégio Marista São Francisco, em parceira com a UNOESC Chapecó, participou com uma equipe composta por estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Os nove alunos – (colocar os nomes) –, que compuseram a equipe The First One, vencedora da Categoria Pesquisa Lego nível avançado, foram acompanhados pelo professor Wagner Titon e desenvolveram um projeto de pesquisa baseado no elemento químico Césio, uma vez que o tema deste ano foi a tabela periódica.

Na oportunidade, além de mobilizar os saberes relacionados à competência tecnológica – por meio da criação, programação e execução dos desafios propostos para o pequeno robô, que o grupo carinhosamente apelidou de Toyota nas oficinas de robótica oferecidas no contraturno, os alunos também articularam conhecimentos acadêmicos de diversas áreas de conhecimento e puderam exercitar o que aprendem constantemente nas aulas de Iniciação à Pesquisa.

Para o professor Celso Paulo Costa, Diretor de Graduação, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Chapecó, “a conquista do 1° lugar na categoria de pesquisa do Festival de Robótica pelo Colégio Marista São Francisco, em parceria com a UNOESC, é mais do que uma medalha e troféu. Trata-se de um caminho formativo para o futuro profissional frente as perspectivas apontadas pelo Fórum Econômico Mundial, ao pronunciar que as novas tecnologias cumprirão até 52% das tarefas profissionais atuais e os robôs poderão realizar mais da metade das tarefas humanas até 2025”.

Conforme a Diretora do Colégio Marista São Francisco, Marcia Maria Rosa, o investimento na área de robótica, assim como nas demais tecnologias educacionais é fruto do olhar cuidadoso da Rede Marista na formação integral de crianças e jovens. A pedagogia Marista entende que o letramento só é possível a partir do contato com as diversas linguagens. O uso de recursos cada vez mais modernos, interativos e diversificados atua no desenvolvimento do pensamento computacional, que possibilita a mobilização das competências desenvolvidas na busca de soluções inteligentes para problemas socialmente relevantes.

O projeto de Robótica vem ganhando força no Colégio Marista são Francisco e, no ano de 2019, será ampliando de forma a atender todos os níveis de ensino, com atividades diferenciadas e adaptadas a cada etapa do desenvolvimento dos alunos.