[NA MÍDIA] AQUI NO MARISTA, O FUTURO JÁ CHEGOU!

A escola se integra às mudanças da sociedade e precisa acolher os estudantes na construção de seus projetos de vida. Nesse sentido, destaca-se a necessidade de adequação às exigências contemporâneas de uma formação integral que contemple as competências do século XXI. De acordo com a Lei 13.415/2017, todas as instituições de ensino públicas e privadas do país devem implementar a nova proposta curricular do Ensino Médio no presente ano, oferecendo currículos mais flexíveis que possam ajudar a desenvolver um maior protagonismo, engajamento e autonomia dos estudantes, para que participem de forma mais ativa do processo de construção da própria aprendizagem.
A proposta do Novo Ensino Médio do Grupo Marista vai ao encontro da educação integral que promovemos em nossos Colégios. Temos como premissa aliar excelência acadêmica à formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e projetos de vida dos nossos jovens. O novo currículo será implementado com os estudantes do 1º ano EM de maneira gradativa e será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.
A Formação Geral Básica é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, ocorrendo, nesse momento, as aulas dos componentes curriculares convencionais. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Formação Interdisciplinar Comum e Formação Interdisciplinar Optativa.
A Formação Interdisciplinar Comum consiste no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na FGB. Ela propicia a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias, buscando a interdisciplinaridade.
Nos Itinerários Optativos, os estudantes têm a possibilidade de escolher os percursos que mais lhe interessam, com ênfase na iniciação científica e na intervenção social. Para essa etapa, foram determinados 3 Itinerários Optativos no Colégio Marista São Francisco: Educação Financeira, Ciência e Cotidiano e Future Skills.
A nova proposta do Ensino Médio traz o jovem para o centro da vida escolar, o que implica despertar nele o protagonismo, a autonomia e a responsabilidade por suas escolhas, por meio do desenvolvimento de um projeto de vida e de futuro, pautado na abertura à realidade, no posicionamento crítico, na negociação, em atitudes solidárias, no respeito e no cuidado com a natureza, na compreensão e na significação do mundo. Isso é Marista!

Legenda da Foto: Angelo Leubert -Coordenador dos Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Marista São Francisco