Alunos participam do I Fórum de Crianças

Fórum da Criança reuniu 17 colégios maristas do Brasil; estudantes catarinenses trataram de cerca de 20 temas de intervenção social que envolvem a comunidade

O Colégio Marista São Francisco, de Chapecó (SC), participou do Fórum da Criança, que aconteceu entre os dias 9 e 11 de outubro. O evento é organizado pela Rede Marista de Colégios (RMC), via on-line e reuniu 17 escolas no país em torno dos Projetos de Intervenção Social (PIS), desenvolvidos por todas as unidades da instituição. Entre os temas abordados pelos estudantes catarinenses, estão a Campanha da Fraternidade e o voto consciente, ações que impactam diretamente a comunidade e estão sendo desenvolvidas nos colégios.

O PIS é desenvolvido entre os alunos maristas com propostas de aprendizagem que potencializam vivências significativas em grupo e buscam transformar realidades. Os estudantes aprendem a analisar situações e buscar soluções para os problemas sociais encontrados. Os projetos se transformam em ações, que são compartilhadas entre os alunos, em sala de aula, em casa ou até mesmo na comunidade em que vivem.

Além do PIS “Campanha da fraternidade – Atitudes Fraternas” e “Voto Consciente”, o  nosso Colégio abordou temas como “O lixo de alguns é o tesouro de outros”, “Compartilhar entre amigos”, “A galinha d’angola é predadora do escorpião”, “Uma boa educação começa pelo exemplo”, “Você sabe o que é crotalária?”, “Escola limpa, atitudes que fazem a diferença”, entre outros.

A abertura do Fórum contou com a participação de dois estudantes maristas que estiveram no Fórum da Organização das Nações Unidas (ONU). Pedro Gouveia, de 11 anos, e Gabriel Genivaldo dos Santos, 16, compartilharão as experiências vividas no evento realizado no mês passado, em Genebra, na Suíça.