Alunos Maristas ganham medalhas na Olimpíada Catarinense de Química

Alunos com bom desempenho na prova receberam menção honrosa com certificado

Alunos do Colégio Marista São Francisco foram destaque na Olimpíada Catarinense de Química (OCQ), alguns com medalhas de prata e bronze, e outros com menção honrosa, recebendo o certificado de participação. A menção honrosa é uma premiação concedida a alunos que não chegam a receber medalha nas colocações (ouro, prata, bronze), mas que alcançaram um bom desempenho na prova e, portanto, merecem reconhecimento.

Para Laura Tolotti, estudante da 3ª série do Ensino Médio, que recebeu menção honrosa, a Olimpíada é, também, uma forma de aprendizado e treino. “Considero importante participar, porque, além de ser uma forma de aprender cada vez mais, é um treino para os vestibulares que faremos depois da Olimpíada, trazendo a possibilidade de retomar algum assunto que não estava tão claro”.

Para Amilcar Sotilli, professor de química do Ensino Médio no Colégio Marista São Francisco, a participação dos alunos colabora, inclusive, com o rendimento escolar. “Participar da Olimpíada Catarinense de Química é muito importante, pois o nível das provas é semelhante ao dos vestibulares mais concorridos. Ela desafia o aluno a se aprofundar na matéria, melhorando o rendimento escolar”.

A primeira Olimpíada Catarinense de Química – OCQ – foi realizada em 2005, com um total de 560 alunos da rede de ensino médio de todo Estado de Santa Catarina participando. Neste ano, o Colégio Marista são Francisco teve aproximadamente 130 alunos envolvidos com as atividades, que abrangem também o preparo prévio, em grupos de estudo de aprofundamento que ocorrem em caráter permanente na escola.

De acordo com a direção do Colégio Marista São Francisco, o incentivo à participação de crianças e adolescentes em olimpíadas nas diversas áreas do conhecimento é mais uma forma de motivar e transformar a percepção dos alunos em relação ao mundo, como com a disciplina de Química, por exemplo, que é mais que uma matéria, pois, sua ação e aplicação colabora para a qualidade de vida do homem e do planeta.

Ensinar para a vida: este é o jeito Marista!

Parabenizamos os alunos: Érico, Matheus e Thiago que receberam medalha de prata. João Paulo, Fernanda e Marcelo levaram a bronze e, os alunos Thomas, Júlia, Lucas, Maria Eduarda, João Arthur, Willian, Laura e Paulo que receberam o título de Mensão Honrosa pelo excelente desempenho na prova.