Alunos conquistam medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências

Competição busca despertar o interesse dos mais jovens pelo estudo das Ciências da Natureza

Dois alunos do Colégio Marista São Francisco, em Chapecó, foram reconhecidos pelos resultados conquistados na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) deste ano. O colégio conquistou uma medalha de ouro com o aluno Elias de Vargas Becker, da 3a série do Ensino Médio, e uma medalha de prata com Cássio Everling, da 2a série.

Assim como na edição de 2020, todas as provas foram aplicadas de forma on-line, devido à pandemia. A solenidade de premiação será no dia 27 de outubro.

Para o coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista São Francisco, Angelo Ezequiel Leubet, o resultado é motivo de orgulho para a comunidade escolar. “Ficamos muito felizes de comemorar as conquistas destes alunos na Olimpíada Nacional de Ciências. É muito importante plantar nas próximas gerações as sementes do pensamento científico e o interesse pelas Ciências”, afirma.

A Olimpíada Nacional de Ciências

A Olimpíada Nacional de Ciências é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em conjunto com a Associação Brasileira de Química (ABQ); a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); o Instituto Butantã, a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Sociedade Brasileira de Física (SBF). Em 2020, mais de 2 milhões de estudantes, de todos os estados do Brasil, se inscreveram para participar da competição — um recorde de inscrições.

São aceitas inscrições de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental a 3a série do Ensino Médio, em níveis de participação com questões diferentes. As provas da ONC têm perguntas das disciplinas de História, Astronomia, Química, Física e Biologia e visam estimular o interesse dos alunos pelo estudo das Ciências Naturais.