Mais de dois milhões de alunos participaram das provas on-line em todo Brasil
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) divulgou a lista dos medalhistas na competição. Nesta edição, devido à pandemia, todas as provas foram aplicadas de forma online e dois alunos do Colégio Marista São Francisco foram reconhecidos. Os vencedores da olimpíada serão premiados em cerimônia realizada em Brasília, em data a ser confirmada.
O aluno Elias de Vargas Becker, da 2ª série do Ensino Médio, conquistou uma medalha de ouro e Leonardo Silveira Nogueira, da 2ª série do Ensino Médio, uma menção honrosa. Na opinião da coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, Liana Giachini, a conquista é motivo de orgulho para todo o colégio. “Considerando que a maior parte do ano foi de atividades remotas, essa conquista tem ainda mais relevância. A Olimpíada Nacional de Ciências é excelente para que os estudantes avaliem seu desempenho em nível nacional e também permite à instituição analisar a efetividade do letramento científico desenvolvido desde os primeiros anos da educação básica, por isso temos muito orgulho de todos que participaram da competição”, afirmou.
Puderam participar da competição alunos do 8° ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio, sendo cada série um nível de participação com questões diferentes. As provas da ONC correspondem à História, Astronomia, Química, Física e Biologia e visam a despertar e estimular o interesse dos adolescentes e jovens pelo estudo das ciências naturais.
A Olimpíada Nacional de Ciências é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e constitui um programa da Associação Brasileira de Química (ABQ), Departamento de História da UNICAMP, Instituto Butantã, Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Sociedade Brasileira de Física (SBF). Em 2020, mais de 2 milhões de estudantes, de todos os estados do Brasil, inscreveram-se para participar da competição.
Além de despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, a competição intenciona aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental e identificar estudantes talentosos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou setores produtivos.
Nosso reconhecimento aos professores, famílias e estudantes envolvidos!