Agende sua visita Rematrícula

Projetos Pedagógicos

Projetos de Investigação

Criam condições para que as crianças pensem por si mesmas, elaborando e investigando hipóteses sobre o ambiente em que vivem. Por meio da investigação, elas percebem o mundo como uma reinvenção e fonte de inovação contínua.

Reconta

O Reconta dissemina as histórias da literatura infantil aliando-as às diferentes linguagens e formas de leitura. São realizadas várias ações, que vão do fichamento das leituras feitas pelas famílias à criação de espaços de aprendizagem que reproduzem as histórias contadas. De forma lúdica, o projeto envolve as crianças e desenvolve nelas o gosto, o prazer e o encantamento pelo mundo mágico da leitura.

Espaços de Aprendizagem

Nossos espaços de aprendizagem propiciam a realização de atividades coletivas e individuais, respeitando a autonomia e o ritmo de cada criança. Cada espaço educativo é intencionalmente planejado, observado, analisado e avaliado para favorecer toda a gama de relacionamentos, interações e linguagens que reflitam a identidade dos alunos.

Matemática no Supermercado

Para facilitar a assimilação dos conceitos de educação e matemática financeira, os alunos são convidados a investigar a origem do dinheiro e dos supermercados na história até os dias de hoje. Com uma lista de produtos organizada em casa, eles vão ao supermercado e fazem suas compras, trabalhando, assim, o protagonismo e o consumo consciente.

Seja autor você também

Voltado à aquisição do protagonismo e da autonomia, este projeto desafia as crianças a escreverem seus próprios livros. Os pequenos escritores têm seus livros impressos em uma gráfica e lançados em uma tarde de autógrafos aberta às famílias.

Culinária Geográfica

Por meio da pesquisa, os alunos ampliam sua compreensão sobre a diversidade geográfica e a cultura brasileira. Ao aliar conceitos de Geografia, Ciência e História à culinária e às tradições, o projeto ganha forma em apresentações artísticas e partilhas de comidas típicas das diferentes regiões do Brasil.

A Viagem Fantástica!

Por meio da história “O guarda-chuva”, de Ingrid e Dieter Schubert, as crianças conhecem os ambientes, costumes e animais de diferentes partes do mundo. A prática culmina em uma festa na qual elas são convidadas a partilhar uma pesquisa acerca das características que identificam um país que já visitaram ou que gostariam de visitar. Esta é uma maneira de construir aprendizagens a partir de múltiplas linguagens!

Pequeno Empreendedor

O Pequeno Empreendedor é um projeto que promove aprendizagens significativas sobre números decimais e o sistema monetário por meio da criação de “pequenas empresas”, nas quais os alunos desenvolvem, comercializam produtos e gerenciam valores. Ele também é um projeto que propicia o exercício da cidadania e da gestão de recursos e resultados.

Estudos de Meios / Intercâmbio

Esta é uma iniciativa interdisciplinar que compreende estudos de campo fora do ambiente escolar e propicia aos alunos vivências fundamentais para sua aprendizagem. As atividades são realizadas em visitas às cidades de Ametista do Sul (RS), São Miguel das Missões (RS), Sítio do Carroção (SP) e Florianópolis (SC).

Pesquisa Científica

A pesquisa é um caminho significativo na construção do conhecimento. Essa é a premissa do projeto Pesquisa Científica, que compreende o desenvolvimento de projetos de investigação sobre temáticas emergentes na sociedade. Com a Campanha da Fraternidade como eixo desencadeador, o projeto leva a uma atuação consciente e protagonista dos alunos.

Projeto Champagnat

O Projeto Champagnat propicia a vivência de processos formativos e de integração, promovendo o reconhecimento da missão Marista na formação humana, política, social e de espiritualidade de crianças e jovens. Nele, são realizadas atividades como celebrações, gincanas, atividades desportivas e campanhas solidárias.

Literatura em Movimento

A Literatura em Movimento é um espaço de interação e partilha de aprendizagens que traz projetos desenvolvidos em cada ano ou série na área de códigos e linguagens. Por meio da Arte e da Literatura, também são apresentadas discussões acadêmico-científicas, sociais e políticas, além da exposição de obras literárias estudadas, projetos de investigação, apresentações teatrais, contações de histórias, palestras, bate-papo com autores, feira e lançamento de livros.

Aulões Enem

Os aulões do ENEM são realizados no contraturno e oferecidos a todos os alunos do Ensino Médio. Seu principal objetivo é  complementar os estudos por meio de dicas e orientações, preparando os jovens para o exame, elevando sua autoestima e desenvolvendo seu protagonismo.

Circuito de Vida

O Circuito de Vida busca incentivar no jovem a definição de um projeto de vida sólido, tornando mais claras suas escolhas profissionais e sua formação como um cidadão ético, justosolidário para atuar na sociedade. Esse projeto compreende ações desenvolvidas e mediadas junto à disciplina de Orientação Profissional incluindo a partilha de profissionais convidados e diversas áreas.

Universidades em Foco: Grupos de Estudos

Esse projeto contempla alunos interessados em ampliar seu repertório de conhecimento nas áreas de Ciências Humanas, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Códigos e Linguagens. Sua dinâmica está no trabalho em equipe para a resolução de listas de exercícios, simulados nacionais e provas do Enem e de vestibulares de universidades estaduais e federais, sempre com o acompanhamento dos professores titulares do Ensino Médio.

Intercâmbio Internacional Marista

Esse projeto é uma iniciativa da Rede Marista de Colégios que oferece qualificação em outras línguas, principalmente Inglês e Espanhol. Uma excelente oportunidade de enriquecimento da vida acadêmica.

Itens relacionados