Sobre Carisma e Liderança:

Nova Gestão do Colégio Marista São Francisco evidencia a importância da caminhada.

Da Recepção para a Direção. Roberta Somensi Sganderla assume a Direção do Colégio Marista São Francisco. A força da caminhada com eficiência, resiliência, compromisso e fidelidade ao carisma Marista destacam a trajetória da jovem diretora. Na Instituição Marista há 23 anos, Roberta possui ótimo relacionamento com a comunidade educativa conhecendo com propriedade todo o trabalho realizado no Colégio. Durante muitos anos participou ativamente como voluntária no Movimento EDA REMAR, onde recebeu a formação de Timoneira, desenvolvendo as três fases do programa: Escola de Líderes, Missão Solidária e Projeto de Vida. Uma jovem líder entre os jovens, participava voluntariamente das formações Pastorais do Colégio.

Natural de Seara, ainda pequena veio com seus familiares residir em Chapecó para acompanhar seu irmão Rodrigo Somensi, na época atleta de futsal. Filha de Aristeu Somensi e de Otília Sabedot Somensi, é casada com Reginaldo Bovi Sganderla, onde dessa união nasceram duas filhas: Eduarda e Lara Sganderla.
Pedagoga com Habilitação em Educação Infantil, Séries Iniciais e Alfabetização de Jovens e Adultos, tem Especialização em Psicopedagogia Institucional, Psimotricidade Relacional e Gestão Empresarial, além de outras formações de Empreendedorismo, Gestão Emocional e Tecnologia. Roberta iniciou suas atividades no Colégio em 1998 como Recepcionista. Sempre destacada na sua sutileza, simplicidade, gentileza e vibração, foi alçando voos e se especializando para atuar ainda mais próximo das crianças e jovens. Transitou por vários setores do colégio, como área de Marketing e Laboratório de Informática. Em 2002 assumiu a sala de aula onde se efetivou como regente da Educação Infantil. Foram 12 anos de dedicação ao exercício da escuta atenta, da sensibilidade e da ação evangelizadora.

Com espírito empreendedor, criativo e solidário em 2014, Roberta assumiu a Coordenação Pedagógica da Educação Infantil onde consolidou a proposta Marista para a Educação Infantil através do projeto Currículo em Movimento, participando dos GT de estudo e articulação para a composição do documento que hoje é norteador da proposta pedagógica da Rede Marista.

Alma generosa, exigente, ética e corajosa em 2021 Roberta assumiu a Direção Geral do Colégio Marista São Francisco. Sob seu olhar de amorosidade e compromisso as mais de 1400 crianças e jovens do Colégio Marista São Francisco, vivenciam experiências de acolhida, solidariedade e formação acadêmica de excelência, aliadas à integralidade humana e à inovação.

Com um corpo docente de mais de 90 professores qualificados, além de 50 funcionários, e Irmãos Maristas, a nova gestão conta também com a gerência de Leurete Bonissoni e com as Coordenações Pedagógicas Liana Cristina Giachini, dos Anos Iniciais, Finais e Médio e Vivian Ferrari de Castro, da Educação Infantil. Além de Edivane Rodrigues, coordenadora da Pastoral; Joane Marcon, coordenadora Comercial e de Marketing; Marcos Cesar Kleinubing, coordenador do NAC; e Soames Smaniotto, Coordenadora de Internacionalização.

Conhecimento e alicerce

Com 39 anos de caminhada Marista, Leurete Bonissoni é a própria instituição, como carinhosamente seus colegas a vem. A dedicação e carinho diário com que sempre atuou é a base, o apoio, o sustentáculo do Colégio. Filha mais velha de três irmãos, natural de Ipumirim – Santa Catarina, Leurete veio para Chapecó em 1979, para auxiliar sua prima no Seminário Diocesano. Dia 4 de Fevereiro de 1882 foi convidada para trabalhar no Colégio Marista São Francisco, também como recepcionista. Sua maior realização foi poder ser aluna do Colégio, e em 1984 formou-se em Técnico em Contabilidade e assumiu as atividades do setor financeiro.
Sua caminhada no Marista é marcada pelo carisma, zelo e cuidado. Braço direito da direção, que representa a força da identidade institucional, Leurete acompanhou o trabalho de dez diretores que aqui atuaram. Em sua fala enfatiza o seu amor pelo Colégio e por seu trabalho. “O espírito de família, o sentir-se bem, acolhida e valorizada pelas pessoas é o que conquista diariamente”, finaliza.

Vem aí um Marista que se Renova Com Você

Conforme Roberta, “Há 204 anos, Marcelino Champagnat iniciava sua história de amor à educação. Com esforços consideráveis sonhou e implementou iniciativas ousadas para a época. À luz de seu legado, continuamos sua missão de criar espaços para a evangelização e a espiritualidade autênticas, o crescimento e o acompanhamento de crianças dos jovens encorajando-os a construir conhecimentos, competências e valores enquanto descobrem o mundo, a si mesmos, aos outros e a Deus. Hoje, estamos vivenciando o início de uma grande transformação educacional. Por isso, de forma inovadora, o Colégio Marista São Francisco avança buscando formas criativas para essa transformação com uma cultura integradora onde se conecta com a tradição e profundidade da identidade confessional católica através de uma educação com ensino de excelência, cuidado com o compromisso da formação integral e inovação. O mundo digital é uma oportunidade para formar cidadãos protagonistas, criativos e capazes que desenvolvem suas potencialidades convivendo em um ambiente ético e fraterno”, finaliza.

Reiterando o compromisso de levar educação de excelência aos nossos alunos e inovação a toda comunidade, o Colégio Marista São Francisco inicia o projeto de expansão. A nova estrutura ampliará as oportunidades de aprendizagem, acolhendo projetos inovadores e de alto impacto na formação de crianças e jovens, além de garantir maior mobilidade e tranquilidade a todas as famílias maristas. Segundo a diretora, a inovadora Missão Marista está sempre atenta aos desafios investindo na qualificação dos processos educativos, por isso nos movemos com princípios e a certeza de que somos atuais desde sempre!